O Curso

O curso visa capacitar os servidores públicos e profissionais de logística a desenvolver estratégias para implementar o consumo consciente nas organizações. Abrange:  o aprofundamento de ferramentas para executar da política, as especificações do objeto, o gerenciamento do risco, o design thinking para formatar a licitação e a gestão do contrato.  Durante o curso serão estudadas a legislação vigente e a jurisprudência dos Tribunais sobre o tema. Ao final do curso os participantes poderão delinear estratégias, planos de ação eficientes, de forma a apresentar resultados para as suas organizações.

Público-Alvo

O curso atende os setores público e privado. Devem participar os servidores públicos dos vários entes federativos que atuam como gestores de logística, bem como os profissionais do setor privado que tenham interesse entender as novas demandas do consumidor público, ou que pretendam implementar nas suas organizações o consumo sustentável.

Diferenciais

A dificuldade de ministrar um curso sobre contratações públicas sustentáveis é conjugar o conhecimento sobre sustentabilidade e a complexidade dos processos, das normas e jurisprudência sobre licitações e contratos. Durante a ministração as normas, a jurisprudência, as ferramentas e as especificações serão apresentadas de forma a solidificar o conhecimento da mudança nos padrões de consumo e como esta deve ser refletida no ciclo da compra.

Programa16 horas (2 dias úteis de 8 horas/dia).

I – Conceitos Básicos

  1. Introdução
  2. Definição de compras sustentáveis
  3. O contexto jurídico das compras sustentáveis
  4. Apresentando as ferramentas de compras sustentáveis e métodos
  5. Os riscos e as oportunidades do mapeamento do ciclo de vida
  6. Plano de Logística Sustentável
  7. A prioridade das ações

II – Termos de Referência Sustentáveis

  1. Introduzindo especificações sustentáveis no Ciclo da Compra
  2. Identificar necessidades
  3. Desenvolver a especificação
  4. Matriz de risco
  5. Racionalizando procedimentos
  6. Avaliação do Custo do Ciclo de Vida
  7. Critérios de sustentabilidade para compra de bens e contratação de serviços e obras
  8. A seleção da proposta mais vantajosa
  9. A comprovação das especificações
  10. Monitorando resultados: a gestão do contrato