Licitação para desassoreamento da Lagoa do Taquaral em Campinas é aberta

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) deu início, nesta terça-feira, à licitação por pregão eletrônico para as obras de desassoreamento da Lagoa do Taquaral, em Campinas.

A abertura das propostas está prevista para o dia 19 de janeiro. As máquinas devem começar a trabalhar em 30 dias e a previsão para conclusão é de 6 meses. Devem ser removidos cerca de 63 mil m³ de sedimentos do local.

O volume foi calculado a partir de trabalho de batimetria na lagoa que identificou a existência de bancos de sedimento junto às saídas das galerias pluviais, formados ao longo dos anos.

A retirada dos bancos de areia irá aumentar a capacidade da lagoa, responsável por auxiliar no combate às enchentes, já que retém a água das chuvas.  O custo da obra está estimado em R$ 20 milhões.

O anúncio das obras foi feito pela prefeitura ainda em 2014 e, no começo de 2015, a data anunciada para o início do desassoreamento passou a ser o mês de agosto. Depois de mais um atraso, agora, enfim, a licitação foi aberta.

Comentar