Moradores de Vitória poderão participar do PPA online

Imagem da página de internet do Plano Plurianual 2018-2021

Buscando compartilhar as decisões e tornar a gestão ainda mais colaborativa, moradores de Vitória poderão participar do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, a partir desta quinta-feira (17), o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importantes para construir uma Vitória ainda melhor.

Durante 30 dias, ao acessar a plataforma, será possível também deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do planejamento.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explica a importância da participação do munícipe nesse processo. “Já ouvimos associações de moradores, lideranças e conselhos municipais, mas queremos democratizar ainda mais esse espaço. Com o PPA, traçaremos estratégias e ações para os próximos quatro anos, e isso impacta a vida das pessoas, nada mais justo que a população participe de maneira ativa, dando sua opinião. Somente assim podemos construir uma cidade mais justa”, disse.

Elaboração do PPA com as comunidades

Nos últimos três meses, aconteceu a etapa pública compartilhada para a elaboração do PPA com as comunidades, sendo concluída na última semana. Nessa fase, foram ouvidas as demandas de 31 conselhos municipais e 73 associações de moradores de bairros da capital.

Durante as reuniões, a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentava os desafios estruturantes e as principais entregas já realizadas pela gestão nas áreas de segurança, iluminação pública, mobilidade, saúde, educação, turismo, trabalho e renda, cultura, esportes e lazer, reforma de praças e parques, habitação, cidadania e direitos humanos, assistência social e infraestrutura.

“As reuniões foram importantes para nivelarmos as informações e mostrar o que temos feito e o que pretendemos fazer. Além disso, as sugestões apresentadas aqui vão incorporar as propostas que serão indicadas no Planejamento Estratégico e no PPA, ambos online, para serem votadas pelos munícipes. Entendemos que somente assim construiremos uma Vitória mais justa, humana, saudável, inteligente e feliz”, pontuou Joseane Zoghbi.

Cada comunidade teve a oportunidade de registrar em um formulário as principais demandas do local e as suas potencialidades, que serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Próxima etapa

Após o PPA Online, terá mais uma etapa para conclusão do Planejamento Estratégico com reuniões com os secretários, subsecretários e suas equipes para, a partir de critérios objetivos, selecionar e priorizar os projetos que vão compor a carteira de Programas e Projetos Estruturantes de Governo.